"O amor é a força mais sutil do mundo." -- Mahatma Gandhi

sábado, 7 de dezembro de 2013



Fim de ano... 

Preciso 
dar-me uma pausa.
Aquietar-me.
Sentar-me à beira
e observar-me dentro.
Rebuscar-me na memória
no que faltei finalizar.
Perfazer-me.
Sanar dores,
preencher lacunas,
atualizar sonhos,
por-me em dia com a Poesia...
Inspirar! Respirar...
Transcender. 

                                                  Isabel Pakes




quarta-feira, 16 de outubro de 2013



Laranjeira

Flores miúdas, branquinhas,
suave fragrância no ar...
Laranjeira em florescência,
frutos que irei provar.

                                                      Isabel Pakes


sexta-feira, 4 de outubro de 2013




De coração a coração 

Inda o saberei ditoso
ocupando o seu espaço
inalando as fragrâncias
da poesia que recende

suave em seu antigo jardim.

Flores da alma brotadas,

doce essência da estesia
fecundando outras flores,
embevecendo outras almas...

Inda o saberei exultante, 

nobre cultor de versos,
em gloriosa alacridade
receber os seus lauréis
pelo mérito que lhe cabe;
celebrar o antigo sonho
 transfeito realidade; 
colher seus frutos, provar 
o néctar do seu plantio, 
em solo fértil rociado
 de amor, lirismo e esperança. 

Poesia, essência e fragrância,

de coração a coração 
excitando a aspiração, 
inspirando a criação.

Inda o saberei venturoso, 

do seu íntimo caminho
estender seus horizontes...
 Sentir, enfim, o imensurável 
que sempre abarcou em si,
infinito em cada semente
 advinda das sementes
que amanhou em seu jardim,
que o tempo colhe e replanta
ininterruptamente... 

                                    Isabel Pakes


segunda-feira, 23 de setembro de 2013



Matinada

Matinada!Abro a janela...
Eufóricos passarinhos 
fazem festa no quintal. 

Tão cedo ainda e o dia 
já se inunda de sol.
Um azul deslumbrante 
transluz em límpido céu. 

A brisa perpassa suave 
e uma doce fragrância 
se espalha no ar! 

E chegam colibris e borboletas,
pequeninos bailarinos 
num show de coreografia e cores
tão lindo, que as flores, 
gratificadas, se dão a beijar. 

É Primavera!
Bem-vinda!

                                                  Isabel Pakes


Imagem Google

domingo, 1 de setembro de 2013


Setembro

É setembro...
Recolho dos meus sonhos
sementes de renovo 
e concebo a minha renascente primavera
reflorida de esperança.
Que reproduza em abundância
o doce néctar da vida.
Sob a atmosfera do Amor
onde minh'alma onírica inspira.

                                               Isabel Pakes

Imagem Google


domingo, 21 de julho de 2013



Sensações

Sinto tocar-me a aura,
de repente e constante,
num instante qualquer do dia,
uma aragem mensageira
 impregnada de sensações...
Ora tépida, ora fria...
Ora benevolência, ora melancolia.
Como extratos de sabores desiguais
misturam-se em meu âmago, levedam-se
e o que fica é um gosto indefinível,
qualquer coisa de mosto ácido e amargo
respingado de mel e salpicado de sal.
Resta filtrar-me, reter apenas o mel e o sal,
retemperar-me. Retemperar...
E que a mesma aragem faça chegar...

                                                Isabel Pakes


Imagem Google

quarta-feira, 3 de julho de 2013


Borboleta

Sentiu fremir a minha alma,
meus anseios aflorando
e veio em minha direção.
Voo baixo, quase tocou os meus pés
e elevou-se, num convite:
“Sente a leveza do ar,
rompe o casulo, vem voar!”
E a brisa da tarde acolheu-me,
mente, alma e coração, suave e doce.
Integração. Evolução. 

                                                   Isabel Pakes