"O amor é a força mais sutil do mundo." -- Mahatma Gandhi

quarta-feira, 3 de julho de 2013


Borboleta

Sentiu fremir a minha alma,
meus anseios aflorando
e veio em minha direção.
Voo baixo, quase tocou os meus pés
e elevou-se, num convite:
“Sente a leveza do ar,
rompe o casulo, vem voar!”
E a brisa da tarde acolheu-me,
mente, alma e coração, suave e doce.
Integração. Evolução. 

                                                   Isabel Pakes


quarta-feira, 19 de junho de 2013



Transcendente

A poetisa: Lente ilimitada e
infinita
a decantar o 
mundo.

Ela: Leve
(mais que pluma)
e livre
(mais que o ar).

Ocupando
espaços e distâncias
com
palavras.

Transcendente
em seu ofício (nobre) 
e tornando belo tudo o que for
(in)verso.

~ Ivam Vagner Marcon - 05/05/2013
           

Poema/homenagem que o meu amigo e poeta Ivan Vagner Marcon dedicou a mim. 
Uma grande honra. Eternamente grata, amigo. 

Arte: Aristeu Casanova Costa


terça-feira, 11 de junho de 2013




Eu vinha só 

Eu vinha só 
com meus pensamentos, pensando... 
Onde o tempo do verbo, 
onde o lugar do ser na vastidão sem fim,
onde o manifesto do Amor? 
  
No silêncio eminente
eu buscava a razão e o discernimento: 
o porquê da Cruz, o porquê da dor... 
o porquê dos porquês,  
o porquê de mim... 
  
E vieram-me respostas...
Incontestáveis! Porém, idéias... 
A quem expor? E como? 
Palavras? Insana-as, diriam.
Eu vinha só.

Até que num dia ditoso
mandou me buscar um sábio:
mente luminosa, espírito excelso,
coração amoroso, 
mãos generosas...
Um mestre!

Reproduzidas em atos terão clareza
(ensinava). Sendo fatos, darão frutos.
Satisfeitos, serão justos. 

Seguindo-o já iam multidões,
mentes se iluminavam,
palavras formalizavam-se em ações
no exercício de ser, 
no aqui e agora do verbo
à eterna luz do Amor!

Eu vinha só. Eu vinha. 


                                       ~ Isabel Pakes






segunda-feira, 3 de junho de 2013




Senhor de mim 
  
Eis-me, Senhor de mim, 
vim a ti por conta do teu Amor. 
Por tua promessa, recebe-me.
Acolhe-me em tua aura, 
restaura minhas energias 
para que meus pés não se detenham 
à margem do caminho, 
tornando inútil todo o trajeto que já percorri. 
Ampara-me, Amado de minh’alma, 
reconforta-me. 
Dá-me do mel da tua boca, 
tua palavra é o meu sustento. 
Canta para mim a canção da verdade, 
acalanta-me sob a ternura do teu olhar,
cessa em tua paz o rumor dos meus conflitos. 
Guarda-me, Vida, em teu Sagrado Coração. 
Amém.

                 Isabel Pakes



quarta-feira, 29 de maio de 2013



Não bate, não

Vem de longe em inquietude,
dor de ânsias indomáveis...
Ó eco, não bate tão forte
no meu coração cansado
que o tempo enlanguesceu.

                                      Isabel Pakes


sábado, 18 de maio de 2013



Hálito da Vida 
  
E tendo criado o meio
com tudo o necessário 
o Espírito de Deus 
inspirou profundamente 
e vendo que era bom,
o ar puro e saudável,
espirou o Homem, 
alma vivente,
a quem confiou 
as terras e as águas. 
  
Porém, no andar do tempo, 
fomos nos desnaturando. 
Esquecemo-nos de nossa essência-
- sopro divino
e nos fizemos servos do egoísmo. 
Por ele ferimos a terra, 
poluímos as águas,
o ar...

A Natureza degenera-se.
E com ela, rarefaz-se
o hálito da vida. 
  
Contudo, é tempo ainda
 de recobrarmos...
Porquanto nos bafeje
o Espírito.

                                                 Isabel Pakes


quinta-feira, 2 de maio de 2013




Haikai


Vaga-lume pousado
na borda do ninho,
candeeiro de passarinho.

                               Isabel Pakes