"O amor é a força mais sutil do mundo." -- Mahatma Gandhi

terça-feira, 4 de março de 2014



Restauro

Antes, restaura suas ruínas,
depois sobe a encosta.
No morro da alacridade
a chave da vida plena
só abre de dentro para fora,
quando do alto do sonho
ver-se dissipar a poeira 
e o horizonte dourar-se
ao sol do amor verdade.

                                                      Isabel Pakes

Imagem Google

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Conexão

       Porque os homens sonham... e não há divisas nas terras do sonhar... Porque o sono interrompe a vigília, o inconsciente aflora e a voz do silêncio se faz verdade então, limpa de "sons" interferentes, porque sai do mais profundo da alma e se conecta diretamente às estrelas... E as estrelas não fazem segredo com quem tem ouvidos de ouvi-las. Bilac sempre esteve certo! Amai...! 

              Isabel Pakes



domingo, 26 de janeiro de 2014



Meus vizinhos do poste 047

       Debaixo de sol ardente ou de chuva forte, com relâmpagos e trovoadas, o casal age sempre da mesma forma. Às vezes a casa parece vazia, em silêncio, é que ela está lá dentro, ocupada em seus afazeres, penso que tem ovinhos chocando ou então está focada na arrumação da casa. Vez em vez, vem à porta e quebra o silêncio, chama pelo companheiro insistentemente. Demora um pouco, mas, ele chega se anunciando: Bem-te-vi! Bem-te-vi! Pousa no fio à frente dela, conversam...

       Tem vez que lhe traz comidinha no bico ou fios de palha para os reparos da casa, o
 clima anda muito instável, entrega e sai novamente, ruflando as asas. Mas, tem vez que se senta juntinho dela, fica um tempo e lá se vai de novo. Quando está em casa, costumam receber visitas, uma, duas, três ou mais, que pousam nos fios, bem próximos, e conversam animadamente. O assunto deve ser sempre muito interessante, pois as "vozes" são entusiásticas, a barulhada é grande. 

     É assim desde a entrada do dia até o anoitecer, quando ele também se recolhe. Choveu pesado de madrugada, lembrei-me deles naquele ninho aparentemente tão frágil, pobrezinhos - pensei. Aparentemente, pois amanheceu inteiro, necessitando apenas de alguns reparos à entrada, e os seus moradores acordaram cantando, felizes!
     
     Isabel Pakes

Imagem BelPakes



sábado, 18 de janeiro de 2014




 Haikai 
"Amor"

O Amor é ágrafo,
 intraduzível em limitadas linhas.
Leia-se o Amor nas entrelinhas.

                                               Isabel Pakes




sábado, 7 de dezembro de 2013



Fim de ano... 

Preciso 
dar-me uma pausa.
Aquietar-me.
Sentar-me à beira
e observar-me dentro.
Rebuscar-me na memória
no que faltei finalizar.
Perfazer-me.
Sanar dores,
preencher lacunas,
atualizar sonhos,
por-me em dia com a Poesia...
Inspirar! Respirar...
Transcender. 

                                                  Isabel Pakes




quarta-feira, 16 de outubro de 2013



Laranjeira

Flores miúdas, branquinhas,
suave fragrância no ar...
Laranjeira em florescência,
frutos que irei provar.

                                                      Isabel Pakes


sexta-feira, 4 de outubro de 2013




De coração a coração 

Inda o saberei ditoso
ocupando o seu espaço
inalando as fragrâncias
da poesia que recende

suave em seu antigo jardim.

Flores da alma brotadas,

doce essência da estesia
fecundando outras flores,
embevecendo outras almas...

Inda o saberei exultante, 

nobre cultor de versos,
em gloriosa alacridade
receber os seus lauréis
pelo mérito que lhe cabe;
celebrar o antigo sonho
 transfeito realidade; 
colher seus frutos, provar 
o néctar do seu plantio, 
em solo fértil rociado
 de amor, lirismo e esperança. 

Poesia, essência e fragrância,

de coração a coração 
excitando a aspiração, 
inspirando a criação.

Inda o saberei venturoso, 

do seu íntimo caminho
estender seus horizontes...
 Sentir, enfim, o imensurável 
que sempre abarcou em si,
infinito em cada semente
 advinda das sementes
que amanhou em seu jardim,
que o tempo colhe e replanta
ininterruptamente... 

                                    Isabel Pakes